Currículo resumido
Robson Lubas Arguelho
Professor no IFMS campus Aquidauana desde 2016, Advogado (OAB nº 23944), Administrador (CRA nº 8160), Licenciado no Ensino Profissionalizante. Especialista em Sistemas de Informação e Mestre em Administração Pública pela UFGD. Técnico Administrativo na função de Técnico de Laboratório /Administração UFGD entre os anos de 2011 e 2016. Professor Pesquisador I -Supervisor de Estágio na Universidade Aberta do Brasil - UAB/EaD-UFGD. Professor Formador também na UAB/EaD-UFGD e Professor Voluntário na UFMS (Campus Aquidauana) em disciplinas na área do Direito. No IFMS, atuou como Diretor de Relações Institucionais – Direl e Diretor Executivo da Reitoria – Diret. Atualmente cursando especialização em Direito Educacional.
Resumo do Plano de Gestão
Professor Robson - Por um IF participativo: Educação, Democracia, Diversidade e Inclusão
Princípios norteadores:
- Valorização e respeito ao ser humano;
- Gestão humanista, democrática, participativa, transparente e inovadora;
- Respeito e apreço à pluralidade de ideias e concepções pedagógicas;
- Liberdade de ensinar, aprender, divulgar o pensamento, a arte e o saber;
- Defesa da educação pública, gratuita, laica, democrática, inclusiva e de qualidade e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- Desenvolvimento sustentável e compromisso social;
- A proposta completa encontra-se no Plano de Gestão. A seguir apresentaremos apenas algumas. Tais propostas, possuem como fundamento as dimensões do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, que trará as metas estratégias a serem atingidas dentro das seguintes Dimensões:
- Estudantes e Servidores;
- Gestão e Infraestrutura;
- Processos Acadêmicos;
- Orçamento e Finanças.
Algumas das propostas defendidas pelo Professor Robson:
- Instituir a Comissão Permanente para elaboração de Planos de Melhorias para o campus e o Conselho de Campus com a participação de toda comunidade, bem como, instituir a ideia de Orçamento Participativo;
- Eleição para Diretoria de Administração e Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão;
- Solucionar o problema da quadra de esportes;
- Transformar o campus em um centro poliesportivo;
- Instituir o Núcleo de Esportes;
- Transparência das ações da Gestão;
- Lutar pela construção do auditório, refeitório, área de descanso para servidores, estudantes e trabalhadores terceirizados e motoristas;
- Implementar uma política de comunicação efetiva. Fortalecimento e Regulamentação da Rádio já existente no campus;
- Implantar uma brinquedoteca para pais e mães estudantes e trabalhadoras(es);
- Garantir a pesquisa e a extensão como princípio pedagógico e o trabalho como princípio educativo;
- Destinar recursos para o Napne e o Neabi;
- Elaboração do Planejamento Anual Estratégico de forma coletiva;
- Ampliar a acessibilidade no campus;
- Viabilizar a moradia/alojamento para estudantes;
- Viabilizar a oferta do transporte para estudantes;
- Viabilizar a oferta da alimentação escolar todos os dias da semana, trazendo o debate sobre a oferta de alimentação em período de férias aos estudantes que necessitam;
- Investir em instrumentos musicais e materiais para estimular a música, a arte e a cultura;
- Investir em material esportivo e fomentar o pagamento de bolsas para atletas;
- Buscar viabilizar atendimento médico aos estudantes do campus via Acordo de Cooperação Técnica;
- Buscar parceria para equipar a sala e iniciar o atendimento odontológico (dentista) aos estudantes;
- Viabilizar o espaço “Escritório Estudantil” para estudantes desenvolverem atividades administrativas (Xerox, impressão e material de escritório) sob a responsabilidade do CA´s, Grêmio, DA´s, Atléticas;
- Viabilizar a construção da ciclovia no acesso para o campus;
- Planejamento para manutenção e avanço nas propostas envolvendo o Programa de Gestão e Desempenho (Teletrabalho) e a Jornada Ininterrupta (30 horas);
- Valorização da carreira PCCTAE tal qual a Lei 11.091/05 determina;
- Defender a mobilidade de servidores, docentes e estudantes entre os campi.
- Propor a rotatividade em cargos de gestão.
- Lutar pelo aumento no número de docentes e técnicos e pelo fim da disfunção burocrática;
- Reconhecer, respeitar e valorizar a autonomia docente;
- Melhorar as condições de trabalho e atribuições das Coordenações de Cursos/Eixo;
- Rever a proposta de sábados letivos com a participação de toda a comunidade escolar.
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